Blog da Emais

Blog da Emais

Loteamento aberto, fechado e vila, você sabe qual a diferença?

Empreendimentos 3 minutos de leitura 3 minutos de leitura Loteamento aberto, fechado e vila, você sabe qual a diferença? 05 de fevereiro, 2020

Com o reaquecimento do mercado imobiliário, novos formatos de loteamentos estão atraindo olhares e ganhando espaço em todo o mundo

O setor imobiliário é movido pela inovação, sobretudo com a idealização de novos formatos de empreendimentos pensados para trazer mais qualidade de vida para as pessoas.

Diante desses avanços, vários modelos se consolidaram no setor. Entre os mais comuns do segmento estão os chamados bairros planejados e os condomínios fechados.

Com o crescimento do setor, acompanhado da construção civil, um novo modelo vem atraindo a atenção de muitas pessoas: o loteamento semi aberto/ ou Vila.

Mas você sabe qual a diferença entre eles, e qual é a melhor escolha para a sua família? Então acompanhe abaixo as explicações sobre cada tipo de loteamento e encontre um ideal para você.

 

Loteamento aberto

O loteamento aberto é um bairro planejado aberto, sem algum tipo de fechamento é o mais comum de se encontrar nas cidades. A segurança é feita pela polícia militar da cidade e os moradores podem contratar seguranças particulares, vigias noturnos para garantir o policiamento.

Os loteamentos abertos devem ficar no entorno de áreas integradas às necessidades dos moradores locais, como acesso as vias, transporte público, escolas, áreas de lazer, comércio e locais reservados à saúde.

As áreas comuns e os espaços internos, por outro lado, continuam sendo públicas e ficam sob a administração da prefeitura local. Qualquer melhoria, obra complementar ou alteração deve ser solicitada e realizada exclusivamente pelo poder público, de acordo com as suas normas e a legislação vigente.


Loteamento fechado

Um loteamento fechado, ou o famoso condomínio fechado, tem sua extensão fechada, normalmente limitada por muros ou cercas. Ele é planejado para um número determinado de residências e pessoas e o acesso ao local é restrito por meio de guaritas e sistemas de segurança.

O proprietário além de adquirir um terreno específico ou mesmo uma casa pronta, também acaba sendo parcialmente dono dos espaços comuns, como salões de festas, piscinas, saunas, quadras e campos. E isso implica no pagamento de um valor mensal, que á a taxa de condomínio. Ainda que as áreas comuns sejam de uso coletivo e geridas pela administração do condomínio, com o apoio do síndico, elas também são propriedade dos moradores e qualquer melhoria ou alteração precisa ser aprovada pela maioria, em assembleia geral.

A maioria dos condomínios fechados tem portarias que funcionam 24h, alarmes e câmeras de monitoramento, além de seguranças. A entrada de terceiros (que não forem autorizados) pode ser impedida, pois as áreas internas são privativas.

 

Vila / Loteamento semiaberto

O conceito de vila, ou loteamento semi aberto, no Brasil ainda é pouco explorado, o mais conhecido é a Riviera de São Lourenço, na cidade de Bertioga/SP, mas no exterior podemos ver vários na cidade de Orlando.

Essas vilas, possuem áreas de lazer como pomares, playground, pet place, espaço food park, pistas de caminhada, praças e demais espaços que promovem o convívio em comunidade, além das áreas de comércio e demais serviços como escolas, conveniências, supermercados, farmácias entre outros.

A manutenção desse tipo de bairro é responsabilidade do poder público, no caso, da prefeitura, mas os moradores geralmente estruturam as associações de bairro que acompanhem com a prefeitura a manutenção e melhoria no bairro.

As vilas possuem uma única entrada e saída, podendo ter ou não uma guarita, o que deixa o bairro mais seguro, existem projetos que possuem vias de desaceleração de veículos para que os moradores possam caminhar com tranquilidade e segurança, sem se preocupar com veículos em alta velocidade.

 •     •

Viu só? Existe um tipo de loteamento para cada gosto. Agora ficou mais fácil de entender a diferença entre esses tipos de loteamentos? Comente e nos conte, qual deles você prefere e por quê?




compartilhar