Blog da Emais

Blog da Emais

Cuidado com o Golpe do Boleto Falso

E-Dicas 2 minutos de leitura 2 minutos de leitura Cuidado com o Golpe do Boleto Falso 09 de fevereiro, 2023

O Boleto Bancário é um dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil. É a forma mais simples de cobrança, pois não gera vínculo entre a empresa e o cliente. Nele estão dados importantes, como: beneficiário e o pagador; banco que vai processar o pagamento; valor; tributos; juros e multas; data de vencimento; e código de barras. Ele pode ser pago através de aplicativos, sites de banco, ou em alguma instituição ou estabelecimento conveniado até a data indicada.

Porém, nos dias de hoje muitos criminosos estão se passando por empresas e mandando boletos falsos para o cliente pagar. Um tempo depois, quando a empresa verdadeira acaba avisando e cobrando que o boleto está em atraso, a pessoa se dá conta que foi vítima de um golpe.

Confira abaixo algumas formas para identificar um boleto falso e evitar cair nesse golpe:

• Dados e informações duvidosas:

Sempre confira todas as informações do boleto. Verifique dados como nome, CPF, CNPJ, beneficiário, valor e também se há erros ortográficos. Boletos falsos apresentam algum desses erros.

• Leitura do código de barras:

Geralmente um boleto falso apresenta erros no código de barras, não sendo possível pagar pelo leitor ou câmera do celular, apenas digitando o código.

• Emissão do boleto:

Procure emitir o boleto direto das nossas plataformas oficiais (APP Emais ou Área do Cliente). Desconfie de algum e-mail, WhatsApp, carta enviada pelos Correios ou mensagem com boleto e remetente diferentes do que você está acostumado a receber. Essa é uma das formas mais comuns que os criminosos utilizam para dar o golpe nas pessoas.

• Pagamento por aplicativos bancários:

Sempre confira todos os dados do boleto com os dados mostrados no aplicativo do seu banco na hora de efetuar o pagamento.

• Não imprima boletos:

Existem vírus capazes de mudar o valor e o destinatário do boleto na hora que você abre o documento para imprimir. Pague pela tela do computador e sempre mantenha seu antivírus atualizado.

• E-mails hackeados:

Hoje em dia é muito comum o vazamento de dados pessoais, usuários e senhas. Com isso, os criminosos acessam a conta da pessoa e interceptam o e-mail de cobrança verdadeiro, trocando o boleto correto por um fraudado.

Boletos fraudados apresentam erros e inconsistências, algumas fáceis e outras mais difíceis de perceber.

Mas não entre em pânico. Caso perceba alguma coisa, ou fique em dúvida se o boleto é falso ou não, entre em contato com nosso time de suporte em alguma de nossas plataformas para a confirmação do mesmo. Se você foi vítima desse golpe, a orientação é que comunique ao banco sobre o ocorrido o mais rápido possível, e que faça um boletim de ocorrência em alguma delegacia.




compartilhar