Blog da Emais
Cuidado com o Golpe do Boleto Falso
E-Dicas 2 minutos de leitura 09 de fevereiro, 2023
O Boleto Bancário é um dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil. É a forma mais simples de cobrança, pois não gera vínculo entre a empresa e o cliente. Nele estão dados importantes, como: beneficiário e o pagador; banco que vai processar o pagamento; valor; tributos; juros e multas; data de vencimento; e código de barras. Ele pode ser pago através de aplicativos, sites de banco, ou em alguma instituição ou estabelecimento conveniado até a data indicada.
Porém, nos dias de hoje muitos criminosos estão se passando por empresas e mandando boletos falsos para o cliente pagar. Um tempo depois, quando a empresa verdadeira acaba avisando e cobrando que o boleto está em atraso, a pessoa se dá conta que foi vítima de um golpe.
Confira abaixo algumas formas para identificar um boleto falso e evitar cair nesse golpe:
• Dados e informações duvidosas:
Sempre confira todas as informações do boleto. Verifique dados como nome, CPF, CNPJ, beneficiário, valor e também se há erros ortográficos. Boletos falsos apresentam algum desses erros.
• Leitura do código de barras:
Geralmente um boleto falso apresenta erros no código de barras, não sendo possível pagar pelo leitor ou câmera do celular, apenas digitando o código.
• Emissão do boleto:
Procure emitir o boleto direto das nossas plataformas oficiais (APP Emais ou Área do Cliente). Desconfie de algum e-mail, WhatsApp, carta enviada pelos Correios ou mensagem com boleto e remetente diferentes do que você está acostumado a receber. Essa é uma das formas mais comuns que os criminosos utilizam para dar o golpe nas pessoas.
• Pagamento por aplicativos bancários:
Sempre confira todos os dados do boleto com os dados mostrados no aplicativo do seu banco na hora de efetuar o pagamento.
• Não imprima boletos:
Existem vírus capazes de mudar o valor e o destinatário do boleto na hora que você abre o documento para imprimir. Pague pela tela do computador e sempre mantenha seu antivírus atualizado.
• E-mails hackeados:
Hoje em dia é muito comum o vazamento de dados pessoais, usuários e senhas. Com isso, os criminosos acessam a conta da pessoa e interceptam o e-mail de cobrança verdadeiro, trocando o boleto correto por um fraudado.
Boletos fraudados apresentam erros e inconsistências, algumas fáceis e outras mais difíceis de perceber.
Mas não entre em pânico. Caso perceba alguma coisa, ou fique em dúvida se o boleto é falso ou não, entre em contato com nosso time de suporte em alguma de nossas plataformas para a confirmação do mesmo. Se você foi vítima desse golpe, a orientação é que comunique ao banco sobre o ocorrido o mais rápido possível, e que faça um boletim de ocorrência em alguma delegacia.